o lar     eu lírico    notepad     arquivo    carta    blogroll  




quinta-feira, 27 de junho de 2024

☾ When We All Fall Asleep, Where Do We Go? ☽


Desde que decidi voltar a usar o blog tem sido semanas muito intensas internamente.
 
Antes de me descobrir autista (e até mesmo depois) nunca achei que eu já havia possuido um hiperfoco. Isso mudou drasticamente no dia em que comentei sobre isso no meu grupinho do whatsapp (de meninas gentis com diccção duvidosa) no qual minha amiga Mika prontamente me respondeu "panda, você acabou de me contar toda a cronologia da teoria da conspiração da Poppy, Mars Argo e do Titanic Sinclair". Eu fiquei de cara no chão? Não sabia que tinha contado tantos detalhes sobre isso e comecei a rever as teorias de conspiração e casos insólitos que eu mais gostava e encontrei aí o meu hiperfoco que me acompanhou a vida inteira. 

Desde muito pequena sempre fui obcecada em casos ufológicos, teorias de fim do mundo e meus canais favoritos sempre foram o History Chanel e o Syfy. Lembro-me com 15 anos na véspera de natal assistindo documentários sobre o Apocalipse Maia aterrorizada perguntando pro meu pai se podiamos ir pra algum esconderijo. Assim como lembro-me muito bem de por volta dos 9 anos estar com minha amiga de infância na área de serviço do meu apartamento da época tentando ouvir o show dos Jonas Brothers no Estádio do Morumbi e ficando em choque ao ver que duas estrelas que estavamos observando simplesmente se afastaram uma da outra e foi cada uma pra um lado. Acho que foi a primeira vez que avistei OVNI's e depois disso comecei a me interessar muito por esse assunto (até hoje não sei o que era).

Quando a Mika me falou isso me lembrei de quando conheci a creepypasta das Backrooms e fiquei 1 mês fissurada nisso (minha for you do tik tok só tinha vídeos das Backrooms). Dando o contexto: é uma creepypasta que conta sobre
"os bastidores da vida" que seriam uma série de "níveis" que estão localizados onde não conseguimos alcançar, como se fosse uma glitch de um jogo e onde acontecem a "programação da vida". Meio show de Truman talvez? Só que mais macabro. Alguns níveis tem criaturas e todos são infinitos de um jeito extremamente desconfortável. Mas pretendo trazer isso pra cá mais frente. O fato é: eu tenho hiperfoco em assuntos macabros, casos insólitos, teorias da conspiração e quando me toquei disso minha cabeça explodiu (não literalmente). Eu sabia que gostava dessas coisas mas nunca parei pra reparar no nível de interesse que eu ficava nesses assuntos e no nível de detalhes que eu me permitia adentrar por meses. 

Esse assunto das Backrooms me chamou atenção primeiro porque eu sempre tive um sentimento muito estranho com alguns lugares. Alguns lugares (principalmente a noite) mais vazios ou especificos me davam uma sensação que só havia sentido em sonhos. Com o conhecimento das Backrooms também conheci o termo "Liminal Spaces" que explicou muito claramente o sentimento que eu tinha com esses lugares. Um exemplo muito vivo foi um dia em 2016 que fui em um fórum com a minha mãe e na procura por um banheiro fui parar em um andar com um longo corredor com várias salas completamente vazio. Tudo muito limpo mas completamente vazio e silencioso. Tive uma sensação de irrealidade que me acompanharia muito tempo, já que por começar nessa época a passar por problemas muito difíceis, iria permancer muito mais dentro dos sonhos e da minha cabeça do que do lado de fora. Foi mais ou menos nessa época que conheci "O Dicionário das Tristezas Obscuras" que é uma coletânea de palavras criada  por um artista chamado John Koenig que tentam "traduzir" sentimentos e emoções que não se consegue explicar.  Diante de várias palavras interessantes, uma me chamou a atenção:

Kenopsia 
A atmosfera misteriosa e desamparada de um lugar que normalmente está cheio de gente, mas que agora está abandonado e quieto.
Por muito tempo foi o que melhor descreveu esse sentimento estranho. Hoje em dia sinto ele mais amplo e não necessariamente pra um lugar que anteriormente haviam muitas pessoas e agora não tem ninguém (como um pátio de escola).


Depois de descobrir as Backrooms conheci também os termos "dreamcore" e "nostalgiacore".

꒰ Antes de ler dá play aqui ꒱


Dreamcore: "como o próprio nome já sugere, está relacionado aos sonhos e à nossa imaginação. O estilo combina elementos dos sonhos com uma estética que pode ser descrita como suave, e etérea, marcada por tons neutros, elementos da natureza, animais e casas."

  • Esse me pegou muito porque desde sempre meus sonhos foram muito importantes pra mim. Sempre visitei locais que me fazem ter uma sensação muito única que só senti neles, além de lugares que visito e revisito e existem apenas dentro dos meus sonhos. 

Nostalgiacore: É a estética que se concentra em imagens que remetem a memórias, exatamente como quando tentamos lembrar de alguma coisa que vivemos tem muito tempo. Muitas relacionadas a locais que parece que visitamos anos atrás como uma loja Blockbuster por exemplo, ou itens da infância como brinquedos, programas de TV e etc. 

  • Tenho um sentimento muito especial com a minha infância. Cresci em um prédio no 11 andar onde vivi as memórias mais importantes da minha vida. Fiz duas amigas que levo até hoje, brinquei de muitas brincadeiras relacionadas a imaginação numa época em que se usava muito pouco a internet (quando se usava era o orkut, msn, jogos de vestir roupa e do club penguin). Lembro de dias chuvosos sentada no hall do prédio jogando jogos de tabuleiros. Pra mim isso tudo é tão forte que em sonhos volto pra lá várias vezes por ano.
    Estranhamente, a sensação de nostalgia também aparece com coisas que não me lembro de ter vivivo, como por exemplo quando vejo um escritório dos anos 80. Sinto como se já estivesse estado por lá.
Outra coisa relacionada a isso tudo são alguns vídeos que tem no tik tok da Eastern Europe (locais vazios na Polônia, Russia, Ucrânia e etc) que por algum motivo dão uma sensação muito estranha nas pessoas?

O resumo do soneto é: eu tenho hiperfoco em assuntos de maluco (brincadeira).  Fora assuntos de arrepiar a espinha, os hiperfocos mais intensos que já tive foi com a série Riverdale (ah que ficou ruim depois da terceira temporada, sim concordo), com a atriz Lili Reinhart e com o ator Bill Skarsgård (que foi o motivo de eu ter começado esse post já que ocupou minha mente por longas duas semanas). Apesar de ser interessante gostar muito de um assunto e ficar fissurada nisso, ao mesmo tempo alguns problemas surgem junto com ele:
  • Você não consegue focar em absolutamente nada que não seja aquele assunto. Então provavelmente sua qualidade no trabalho/estudos vai cair bastante e no seu convivio com pessoas que você gosta também porque você só consegue pensar no assunto da vez.
  • Quando o hiperfoco acaba você sente falta daquela sensação de ficar muito animado com um assunto. Você quer sentir aquilo de novo mas não consegue. 
Pretendo trazer postagens mais detalhadas sobre as Backrooms, Liminal Spaces, Dreamcore e Nostalgiacore. Tenho muitas histórias pra contar. Por hoje, é tudo.

E vocês, já se viram muitos loucos num assunto específico? 

13 comentários:

  1. Primeiramente, parabéns pelo diagnóstico? Acho que é algo a se parabenizar, porque pelo menos há explicações pra certas coisas e podemos nos livrar de alguns pesos. Eu tô correndo atrás do meu ainda (por enquanto tenho só diagnóstico de TDAH e bipolar, mas tenho muitos traços de autismo também)

    Achei seus hiperfocos incríveis. Adoro liminal spaces, mas dreamcore e nostalgiacore me deixam desconfortável, risos. Acho que me lembram a traumacore, que me lembram a minha infância porque, bem, trauma né.

    E o que você disse sobre hiperfocos é bem verdade. A gente fica completamente pirada, né? É como se a gente se apaixonasse por aqui e não conseguisse pensar em outra coisa. Parece drogado até, eu diria. É ruim em alguns aspectos, mas também é gostoso demais. Não sei se eu seria feliz se eu não tivesse hiperfocos.

    Amei conhecer seu blog!

    Beijinhos!
    https://camundonguinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria!

      Ter o diagnóstico foi muito importante pra entender muitas coisas que me acompanharam durante a vida.

      Isso é verdade! O dreamcore e o nostalgiacore trazem um pouco de desconforto, mas pelo menos pra mim não é algo ruim. Já o traumacore e o weirdcore ave maria djhsjdjskd

      Adorei a vibe do teu blog e já saí te seguindo em tudo quanto é quanto!

      Até a próxima ♡

      Excluir
  2. Muito feliz em poder interagir por aqui com você! Ansiosa por mais posts como esse, está sendo inspirador pra mim. ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga!

      Esperando ansiosamente pelas postagens das suas fotos bonitas em Green Gables e seus bordados ♡

      Excluir
  3. Minha amiga, não poderia ter assunto que eu mais esperava ver por aqui do que este, pois quem te conhece sabe o quanto isso faz parte do seu interesse diário e é impossível ver algo sobre backrooms, dreamcore (que inclusive lembra muito a sensação de dissociar ???), nostalgiacore e mistérios em geral e não lembrar de você!

    Também gosto muito destes assuntos e sinto que isso é uma conexão nossa! Você também gosta de vídeos de iceberg (aqueles que mostram as profundezas de algum assunto)? Podemos conversar mais sobre depois hehe

    Amo você ʕ•ᴥ•ʔ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga (˶ᵔ ᵕ ᵔ˶)⸜(。˃ ᵕ ˂ )⸝♡

      Nossa verdade, a sensação de dissociar parece bastante a sensação de ver coisas relacionadas ao dreamcore.

      Ironicamente estava vendo vídeos sobre os icebergs esse mês mesmo, socorro. A gente dividindo a mesma vida sempre me assusta.

      Amo você demais ʕ•́ᴥ•̀ʔっ♡

      Excluir
  4. ~Oi panda, te sigo no instagram e olha, eu me identifiquei muito, eu nunca contei disso pra ninguém; por causa do medo dos julgamentos ou dos termos -psicopata- se assim pode dizer hahaha, mas é interessante a sua visão sobre os seus sentimentos e o hiperfoco nesses assuntos. Gostei, posta mais, ansiosa pra próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Iza! ૮₍ ˶ᵔ ᵕ ᵔ˶ ₎ა

      Eita, pois eu já assumi pro mundo a minha personalidade de doida jfjdhjdhfjdf já aceitei que faz parte de mim.

      Abraços ♡♡♡

      Excluir
  5. Oi Panda!!

    Espero que você esteja bem. Deve ser bem difícil o diagnostico tardio.

    Por favor traga mais post falando sobre liminal space. Amo essa estética de dreamcore, frutiger aero ou qualquer coisa bizarra da internet.

    Você conhece lost mídias? (vi o comentário da Deb falando sobre icebergs e lembrei das losts mídias). Gosto de ver vídeos falando sobre esses assuntos, quando não falam sobre jogos de terror. São os melhores.

    Acho que eu já tive meus momentos com coisas e ficar falando e pesquisando somente sobre aquilo. Não sei se você já ouviu falar de Welcome Home. Ele é meio que um ARG/projeto de um artista. É muito legal, tem um vibe bem terrorr/analog horror e lost mídia. Na época que eu descobri, fiquei o mês inteiro tentando achar conteúdo brasileiro sobre, pois não aguentava mais ficar somente vendo os mesmo vídeos que eu tinha encontrado. Se você quiser conhecer - https://www.welcomehomerestorationproject.net.

    Outra coisa que eu adoro de paixão mas esse já é um pouco mais velho é Barbie. Sim, eu gosto até hoje. Vivo revendo os filmes ou então procurando por playlist de músicas no YouTube para ouvir. Eu tinha um DVD quando eu era pequena que tinha alguns músicas de alguns filmes (detalhe: era os meus preferidos), minha mãe falava que eu ficava o dia inteiro ouvindo e dando replay hahaha. Acho que é por isso que se elas de cor. Passei minha infância inteira jogando jogos da Barbie em flash naqueles computadores bem antigos com telas de tubo. Saudades daquela época.

    Bem, espero que você traga mais coisas assim. Até mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Malu ₍ᐢ. .ᐢ₎ ₊˚⊹♡

      Nossa esqueci de falar do fruitiger aero. Também é uma estética que me causa muuuuitas sensações estranhas de memórias. Ainda pretendo trazer mais a fundo esses assuntos.

      Menina eu amo uns vídeos sobre assuntos de terror, de fantasmas e de mistérios. Esses dias estava doida vendo sobre as Montanhas Apalaches. Acho que se eu criar uma categoria no blog dessas coisas tem muito assunto pra falar jfhdjfjd.

      Tenho vontade de criar um canal no tik tok sobre esses assuntos de terror, mas atualmente as coisas andam meio corridas. Quem sabe logo eu ponha em prática!

      Já ouvi falar de Lost Midias mas nada profundamente. Vou procurar sobre e sobre o Welcome Home também, obrigada pelas dicas!!!

      Nossa eu tenho uma lembrança muito querida dos filmes da Barbie da Rapunzel, do Diário da Barbie e Princesas Bailarinas (já tive uma mochila que tocava a música do filme).

      Obrigada pelo carinho ♡

      Excluir
  6. Eu tive problemas com hiperfoco a minha vida toda. E também com "maladaptive daydreaming". Liminal Spaces eu vim conhecer recentemente no tiktok, o que consegui dar nome para essas sensações estranhas e extremamente melancólicas que sempre senti nesses lugares - quando eu visitava ou ia em lugares que me davam essas sensações, eu não voltava mais a frequentar; e isso meio que me fez ter uma fama de 'esquisita' pelo meus próprios pais.

    Eu escrevi algo recentemente, no meu blog, sobre essa questão de hiperfocar em algo e não tirar nunca a cabeça daquele assunto. Evito até conversar com outras pessoas dentro da mesma casa, me isolo, os estudos saem tudo mal feito - tudo para que eu possa ter mais tempo de focar em tudo aquilo. Mas quando a sensação vai sumindo, já não sei mais o que fazer. Fico em um estado de apatia enorme, sem sentir nada, desesperada para sentir aquela, por falta de palavra melhor, "euforia", de descobrir um novo hiperfoco.

    Isso ainda continua sendo um grande problema. Porque ora ou outra tenho que lidar com ele. E isso afeta muito a minha vida.

    Ultimamente, eu sinto que tenho tido uma "regressão" em voltar a ter uma obsessão em coisas que eu fazia, lia, assistia quando criança. Ben 10, Turma da Mônica, Harry Potter, Hello Kitty etc. E para uma pessoa da minha idade, 22 anos, que ainda nem sequer consegue se habituar a vida de adulta (nunca trabalhei) pesa demais.

    Eu tenho um costume horrível em ler horror. Porque sei que isso me afeta de forma negativa, mas ainda assim a curiosidade mórbida me faz ir atrás desses assuntos. Eu tenho sonhos muito recorrentes, desde jovem, com casas. Não importa se é sonho ou pesadelo, sempre acabo sonhando com estruturas, casas etc. E sempre acontece de ser ambientes muito parecido com Liminal Spaces. Que me faz sentir totalmente sufocada, melancólica e triste!

    Que lindo saber que você está escrevendo aqui. Descobri recentemente esse lugarzinho. E é lindo <333

    ResponderExcluir
  7. Olá, Panda!

    Que bom que conseguiu o diagnóstico (mesmo que tardio). Acredito que isso ajude você se encontrar, ver um sentido e entender a razão para tudo o que você sempre experienciou!

    Embora eu não seja autista, introvertidos sempre têm assuntos pelos quais possuem certa obsessão. Eu também amo teorias de conspiração (vivo por elas, no sentido de procurar pelo assunto todo santo dia rs). Sobre os casos ufológicos, meu interesse também foi despertado num caso semelhante. Eu vi duas bolas gigantes de luzes vermelhas/amareladas próximo ao poste da rua de trás. Não tive tempo de fotografar, mas no dia seguinte, alguém da cidade vizinha enviou para o jornal igualzinho à que eu tinha visto. Daí começou fiquei obcecada pelo assunto assistindo documentários e vídeos.

    Que bom você compartilhar sobre tudo isso. Adorei ler sobre seus hiperfocos!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Ai que honra me ver citada aqui hihi

    Nossa, eu entendo muito esse sentimento de não conseguir desligar do hiperfoco e não conseguir fazer outras coisas direito. Hoje não tenho mais tanto problemas com isso e de algum jeito aprendi a desligar o hiperfoco durante o trabalho (não sei como????), mas tinha uma época que eu nem conseguia dormir porque precisava pesquisar sobre algum assunto aleatório.

    Eu eu amo teus hiperfocos de maluco hjfsdfgsdhjgf
    Adoraria ver mais coisas sobre isso aqui no bloguinho, tipo teus casos insólitos preferidos, níveis das backrooms que mais te deixam com medo e imagens preferidas de dreamcore.

    Falando em coisas bizarras, tu gosta/conhece analog horror?

    Te amo, Pandinha <3

    ResponderExcluir